Dinamarca seleciona o blindado Piranha 5
A Organização Dinamarquesa de Aquisições e Logística de Defesa ou FMI (Forsvarsministeriets Materiel- og Indkøbsstyrelse) revelou no dia 30 de Abril que decidiu selecionar a viatura blindada de rodas 8x8 Piranha 5 do especialista Europeu de veículos blindados General Dynamics European Land Systems - Mowag (GDELS - Mowag) como solução que melhor satisfez as exigências para o futuro veículo blindado do exército daquele país nórdico. Segue-se agora um longo período de negociações que culminará com um contrato para a aquisição de viaturas e outros equipamentos e serviços associados. As viaturas destinar-se-ão a substituir progressivamente a família de viaturas blindadas da família M113G4 ao serviço do Exército Real da Dinamarca. A Dinamarca prevê adquirir o Piranha 5 nas versões de transporte de tropas, posto de comando, ambulância, engenharia, reparação e recuperação. O Ministério da Defesa Dinamarquês reserva o anúncio da quantidade de viaturas a adquirir para uma futura data.
O Piranha 5 foi escolhido em detrimento do Flensburger Fahrzeugbau GmbH (FFG) PMMC G5, BAE Systems Hägglunds CV90 Armadillo, General Dynamics European Land Systems - Santa Bárbara Sistemas ASCOD 2 e Nexter Systems VCBI (Véhicule Blindé de Combat d'Infanterie). O concurso elaborado no âmbito do programa PMV-E (Pansret Mandskabsvogn -Erstatning) foi iniciado em meados de 2012 com oito propostas originais recebidas, e com cinco fornecedores convidados a enviar um veículo blindado para testar no campo de treino em Oksbol. Os cinco fabricantes entregaram as suas propostas finais ao FMI no dia 8 de Dezembro de 2014. O Exército Real da Dinamarca opera na atualidade aproximadamente 113 viaturas blindadas de rodas 8x8 Piranha III contratadas à GDELS-Mowag em diversas versões e através de contratos celebrados em 1997, 2003 e 2004.
Na configuração básica o Piranha 5 oferece um peso em ordem de combate de 30 toneladas, um comprimento de 8 metros, uma largura de 2.9 metros, uma velocidade máxima em estrada de 100 km/h e uma autonomia de até 550 km. Este incorpora um motor da MTU Friedrichshafen uma transmissão automática da ZF Friedrichshafen, uma arquitetura eletrónica modular aberta, sistemas de proteção NRBQ, extinção automática de incêndios e de controlo climático, uma unidade de energia integrada, e uma elevada e avançada proteção blindada. O veículo aceita diversos sistemas de missão incluindo estações remotamente controladas e torres armadas com peças automáticas de calibre medio, lançadores de mísseis anti-carro e um sistema ativo de proteção.
O FMI anunciou ainda a suspensão do programa de aquisição planeada de sistemas auto-propulsados de artilharia de 155mm/52 destinados a substituir os sistemas BAE Systems M109A3 Exército Real da Dinamarca. Ao programa concorreram a Samsung Techwin com o sistema sobre lagartas K9 Thunder, a Nexter Systems com o CAESAR (Camion Équipé d'un Système d’Artillerie) montado em viatura tática pesada 6x6 e a Elbit Systems Land and C4I com o sistema SOLTAM ATMOS (Autonomous Truck Mounted howitzer System) montado em camião.
(Defensa.com - Victor M.S. Barreira)
Fotografia: A viatura blindada Piranha 5 foi selecionada pela Dinamarca para satisfazer os requisitos do programa PMV-E (GDELS).
O Piranha 5 foi escolhido em detrimento do Flensburger Fahrzeugbau GmbH (FFG) PMMC G5, BAE Systems Hägglunds CV90 Armadillo, General Dynamics European Land Systems - Santa Bárbara Sistemas ASCOD 2 e Nexter Systems VCBI (Véhicule Blindé de Combat d'Infanterie). O concurso elaborado no âmbito do programa PMV-E (Pansret Mandskabsvogn -Erstatning) foi iniciado em meados de 2012 com oito propostas originais recebidas, e com cinco fornecedores convidados a enviar um veículo blindado para testar no campo de treino em Oksbol. Os cinco fabricantes entregaram as suas propostas finais ao FMI no dia 8 de Dezembro de 2014. O Exército Real da Dinamarca opera na atualidade aproximadamente 113 viaturas blindadas de rodas 8x8 Piranha III contratadas à GDELS-Mowag em diversas versões e através de contratos celebrados em 1997, 2003 e 2004.
Na configuração básica o Piranha 5 oferece um peso em ordem de combate de 30 toneladas, um comprimento de 8 metros, uma largura de 2.9 metros, uma velocidade máxima em estrada de 100 km/h e uma autonomia de até 550 km. Este incorpora um motor da MTU Friedrichshafen uma transmissão automática da ZF Friedrichshafen, uma arquitetura eletrónica modular aberta, sistemas de proteção NRBQ, extinção automática de incêndios e de controlo climático, uma unidade de energia integrada, e uma elevada e avançada proteção blindada. O veículo aceita diversos sistemas de missão incluindo estações remotamente controladas e torres armadas com peças automáticas de calibre medio, lançadores de mísseis anti-carro e um sistema ativo de proteção.
O FMI anunciou ainda a suspensão do programa de aquisição planeada de sistemas auto-propulsados de artilharia de 155mm/52 destinados a substituir os sistemas BAE Systems M109A3 Exército Real da Dinamarca. Ao programa concorreram a Samsung Techwin com o sistema sobre lagartas K9 Thunder, a Nexter Systems com o CAESAR (Camion Équipé d'un Système d’Artillerie) montado em viatura tática pesada 6x6 e a Elbit Systems Land and C4I com o sistema SOLTAM ATMOS (Autonomous Truck Mounted howitzer System) montado em camião.
(Defensa.com - Victor M.S. Barreira)
Fotografia: A viatura blindada Piranha 5 foi selecionada pela Dinamarca para satisfazer os requisitos do programa PMV-E (GDELS).
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