MATÉRIA SOBRE DESARMAMENTO DA REVISTA ÉPOCA - meu ponto de vista sobre a matéria.
Hoje eu comprei a revista Época por causa de seu artigo principal (de capa) sobre o tema desarmamento. Por se tratar de um veículo impresso da Editora Globo, eu já esperava uma matéria tendenciosa a favor do banditismo e com comentários imbecis a favor da “paz”. Bingo!!!!! Eu não estava errado. Realmente a matéria apresenta um texto igualzinho aos lixos que esta mesma editora apresentava antes do estatuto do desarmamento em que expõe diversas mentiras sobre a realidade do mundo das armas e seu uso legítimo em defesa pessoal.
A matéria apresenta um texto defendendo a anulação do desarmamento, essa de autoria do professor de filosofia Denis Rosenfield da Universidade Federal, e que fez uma defesa de nosso ponto de vista de forma clara, com dados de credibilidade e com argumentos indestrutíveis. Já pelo lado do não, um texto a favor do desarmamento total da população civil foi escrito pelo atual secretário de segurança do Estado do Rio de Janeiro, o senhor José Mariano Beltrame. Os argumentos deste senhor são fracos e focam em detalhes como “diminuição do numero de disparos” e não na verdadeira causa da violência que é justamente o acesso a armas ilegais. Alias ele até comenta sobre o problema da facilidade de aquisição de armas ilegais, mas faz esse comentário desvirtuando o assunto que são as armas legais. Os comentários dele me levam a pensar (não estou acusando ele de nada, apenas conjecturando) que ele, de alguma forma, se beneficia da ação de bandidos como traficantes e milicianos para tomar medidas como a retirada de fuzis de assalto de batalhões da PM na zona sul da cidade (o que do meu ponto de vista é uma loucura, uma irresponsabilidade total e quem sabe, até um ato de má fé mesmo). O argumento maior, que eu senti no texto dele, diz que ele pretende defender a vida por ser o “bem maior” das pessoas, o que me pareceu que ele iguala, também de forma irresponsável, a vida do bandido com a de suas vitimas. O fato de que ele está a 8 anos no cargo, para mim não quer dizer absolutamente nada uma vez que a situação do Rio não melhorou nada e não é o povo que vota nele para estar ali, e sim o fato de ele ter “amigos importantes e influentes” que o colocaram nesse cargo.
Por fim, a revista manifestou ao fim da matéria sua posição, baseada em “estudos” (feitos onde e com quais fontes de pesquisas????). e com mentiras imbecis, que apenas aumentam o grau de descrédito que a publicação tem entre as pessoas que, de fato, detém conhecimento sobre qualquer assunto. É evidente que este não é o único assunto que a revista Época escreve e publica asneiras, inverdade, e imbecilidades. Mas apenas mais um dos tantos. Só o fato de não terem convidado o professor Bene Barbosa, maior autoridade nacional no assunto, e terem consultados dados da ONG “Instituto Sou da Paz”, sempre viciada, já deixa claro a malícia da matéria escrita de forma parcial e fora dos padrões de isenção que qualquer matéria jornalística precisa ter por princípio.
0 comentários: