EUROSAM SAMP/T. Nascido no mar e e operando em terra.
FICHA TÉCNICA
Motor: Propelente sólido de dois estágios.
Velocidade: Mach 4,5 (5411 km/h).
Alcance: 100 Km.
Altitude: 20 km.
Comprimento: 4,9 m.
Peso: 450 kg.
Ogiva: fragmentação direcionada com detonação por proximidade ou contato direto.
Lançadores: Caminhão renault Kerax 8X4 ou Astra 8X8.
Velocidade: Mach 4,5 (5411 km/h).
Alcance: 100 Km.
Altitude: 20 km.
Comprimento: 4,9 m.
Peso: 450 kg.
Ogiva: fragmentação direcionada com detonação por proximidade ou contato direto.
Lançadores: Caminhão renault Kerax 8X4 ou Astra 8X8.
Guiagem: Guiagem inercial com radar ativo na fase final do engajamento.
DESCRIÇÃO
Por Carlos E. S Junior
O WARFARE blog tem apresentado algumas matérias tratando de navios de guerra e em sua descrição é comum observar, principalmente nos navios de origem europeia um armamento comum: O moderno e eficiente míssil Aster15/ 30, sendo o modelo Aster 30, de médio alcance. Graças a modularidade do seu sistema e a suas dimensões compactas, o míssil Aster pode ser empregado em um sistema baseado em terra para proporcionar uma elevada capacidade de defesa antiaérea para pontos estratégicos que são de elevado valor para um inimigo, como fábricas, usinas elétricas, bases aéreas, etc.
Nasce aqui o sistema SAMP/T (sol-air moyenne portée terrestre) ou "míssil Superfície Ar de Médio Alcance baseado em Terra" projetado no início dos anos 90 pela Eurosam, uma joint veture entre a poderosa fabricante de mísseis MBDA e a Thales da França, e entrando em operação na força aérea francesa em 2010 e no exército italiano em 2014.
Acima: O sistema de lançamento de mísseis SAMP/T é baseado no moderno e eficiente míssil Aster 30, bem conhecido por seu uso em sistemas de defesa antiaérea navais.
Como mencionado antes, a modularidade do sistema agrega uma vantagem significativa dando a cada cliente a possibilidade de usar alguns sistemas próprios para emprego do SAMP/T. No caso da França, principal operador terrestre, foi usado um caminhão Renault Kerax com tração 8x4 para transportar os contêineres lançadores dos mísseis Aster 30. estes caminhões de 4 eixos são propulsados por um motor de 6 cilindros DXi-11 a diesel que fornece 460 hp de potência e consegue atingir 120 km/h em estrada. Cada caminhão dispõe de 8 mísseis Aster 30 para pronto emprego e o lançamento se dá de com a posição vertical garantindo a cobertura contra alvos a 360º em volta do lançador. Os italianos usam outro caminhão, como veículo deste sistema. No caso, eles usam um Astra 8X8.
Acima: O lançamento do Aster 30 feito de uma viatura renault Kerax da força aérea francesa. O Astra 30 é propulsado por um motor de dois estágios que lhe permite uma aceleração extremamente rápida.
O míssil Aster 30 tem alcance de 100 km contra aeronaves voando em alta altitude e pode engajar um alvo a uma altitude máxima de 20 km. Este míssil transporta uma ogiva de fragmentação a uma velocidade de mach 4,5 que corresponde a 5411 km/h, ou seja, bem superior a qualquer aeronave conhecida. O míssil é capaz suportar cargas Gs de mais de 60 Gs. Seu sistema de guiagem se dá por um sistema inercial e recebe atualizações de posicionamento do alvo através de transmissões de datalink feitas pelo radar de controle de tiro Arabel e quando o míssil chega a fase terminal do engajamento, ele liga seu próprio radar ativo para atingir o alvo.
Acima: O veículo de recarga da bateria do sistema SAMP/T, usado para recarregar o veículo lançador de forma rápida.
O sistema de controle de fogo é fornecido pelo radar francês multi-função Thales Arabel, do tipo AESA (escaneamento eletrônico ativo) que opera tridimensionalmente. este radar pode rastrear até 100 alvos simultaneamente a uma distancia de até 148 km (alvos de grandes dimensões), podendo, ainda, engajar até 10 alvos simultaneamente. O Arabel foi projetado para operar em pesados ambientes de interferência eletrônica sem comprometer seu desempenho. O radar é transportado em um caminhão do mesmo tipo do que é usado para lançar os mísseis, no caso francês, o Renault Kerax descrito no começo deste artigo.
É interessante observar que o sistema SAMP/T é qualificado para destruir não só aeronaves, mas também mísseis balísticos de médio alcance, aeronaves sem piloto e mísseis de cruzeiro.
Acima: O radar de controle de fogo Arabel, fornecido pela Thales é transportado pelo mesmo caminha Kerax usado no lançador.
O sistema SAMP/T é um sistema de defesa antiaérea bastante confiável e com um só concorrente ocidental, quer é a versão PAC-2 do Patriot de fabricação norte americana, e que, mesmo assim, está em desvantagem frente ao SAMP/T, devido a sua incapacidade de engajamento em qualquer direção que o sistema europeu tem. Além disso, é um sistema de alcance pouco menor. O custo desse tipo de sistema, invariavelmente, é alto, e não podia haver uma exceção em se tratando de um equipamento no estado da arte de origem europeia, que embora seja de excelente qualidade, não costuma sair barato. Admito porém, que esse aspecto é uma conjectura minha uma vez que não consegui encontrar os custos envolvidos na aquisição do sistema. Atualmente, o SAMP/T é usado pela França, Itália e Cingapura.
Acima: O posto do comando do sistema SAMP/T é transportado em um veículo a parte, e de lá todo o sistema é controlado em sua missão. Abaixo temos uma foto do veículo de comando visto de fora.
Por: WARFARE
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